Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Sturnidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: S. vulgaris

Nome Científico

Sturnus vulgaris
Linnaeus, 1758

Nome em Inglês

European Starling


Fotos Sons

Estorninho

O estorninho, também chamado de estorninho-malhado ou estorninho-comum, é um pássaro da família dos esturnídeos.

Características

Mede 22 cm e pesa de 58 a 100 gramas, Pode ser confundido com o melro-preto, com comportamento e cor semelhante. Tem, porém, a cauda mais curta e o bico de cor amarela menos intensa que do melro. Distingue-se também do estorninho-preto por este não apresentar qualquer mancha clara durante o verão, ao contrário do malhado. No inverno ambos apresentam pequenas manchas, sendo menores as do estorninho-preto.

Aves em fase reprodutiva (quando estão com o bico amarelo), no macho a base da mandíbula inferior é azulada ou azul-acinzentada e nas fêmeas é rosada (In: Birds of the World).

Alimentação

Alimenta-se principalmente de insetos e grãos.

Reprodução

Nidifica por vezes em grandes colónias, em buracos de árvores, muros, debaixo das telhas e aceita com facilidade ninhos artificiais. Choca de 4 a 6 ovos.

Hábitos

Caminha rápida e agitadamente em terrenos abertos, prados e relvados em busca de alimento.

Distribuição Geográfica

Na América do Sul foi introduzido inicialmente na Argentina - Devido à soltura, a ave acabou se adaptando e se espalhou pelo entorno de Buenos Aires e já pode ser avistado em vários locais do país. Da mesma forma foi introduzido no Uruguai, onde se espalhou pelo país. Pelo fato do Uruguai possuir uma fronteira “seca” com o Brasil, a ave chegou ao estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e já pode ser avistado em pequenos bandos em áreas naturais e urbanas. A multiplicação da ave por estes países da América do Sul pode ser motivo de preocupação, pois acaba por competir por espaço de reprodução e alimento com outras aves.

Referências

Galeria de Fotos